x
x
x
imprimir Imprimir enviar por email Enviar por E-mail Compartilhe: facebook mais

Fazenda divulga índice de participação dos municípios no ICMS para 2011 (Notícias Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul)


Data: 28/09/2010
  
A Receita Estadual divulgou no Diário Oficial do Estado desta 2ª feira (27/09) os índices provisórios de retorno do ICMS aos municípios para o exercício de 2011. Esses índices definem a participação de cada município no produto da arrecadação do ICMS para o ano de 2011 e foram apurados com base em dados relativos ao ano de 2009, à exceção do Valor Adicionado Fiscal (VAF), que considera os anos de 2008 e 2009.
 
Para a geração do índice são levantados diversos dados que se constituem num verdadeiro "censo econômico" dos municípios. Essas informações servem de base para o planejamento de ações da Administração Tributária, bem como para a realização de estudos de natureza fiscal e econômica por parte de institutos e órgãos de pesquisa. A importância do levantamento, portanto, vai bem mais além do que a definição do índice de retorno do ICMS. 
 
O Subsecretário da Receita Estadual, Júlio César Grazziotin, destaca que os esforços que o Estado tem implementado para o aumento da arrecadação, com a modernização da receita e a intensificação do combate à sonegação têm reflexo direto também nas finanças dos municípios.
 
De acordo com Grazziotin, a participação de cada município na receita do ICMS é calculada com base em critérios legalmente definidos. Os índices são provisórios, pois, pela legislação, os municípios têm o prazo de 30 dias, a partir da publicação no Diário Oficial do Estado, para apresentar recurso, desde que devidamente comprovada alguma incorreção nas informações prestadas pelos contribuintes.  O índice de participação dos municípios está disponível no site da Secretaria da Fazenda - www.sefaz.rs.gov.br - no serviços para os Municípios, no link IPM - Índice de Participação dos Municípios.


Leia também:
Anterior:28/09/2010 - SEFAZ institui novos prazos para uso do PAF-ECF (Notícias Secretaria da Fazenda do Estado do Espírito Santo)
Próximas: 28/09/2010 - SDI-1 aprova cláusula de acordo que garante emprego por 5 anos (Notícias TST)
28/09/2010 - Emissor de Cupom Fiscal ficará 90% mais barato em Mato Grosso (Notícias Secretaria da Fazenda do Estado do Mato Grosso)
28/09/2010 - A FISCOSoft realizará no dia 16 de outubro, em Bauru, o Curso Prático tratando do seguinte tema: EFD-PIS/COFINS na Prática (FISCOSoft)