x
x
x
Apuração pelo "Lucro Real Estimado" ou pelo "Lucro Presumido"?

Comentário - Federal/Contábil - 2005/1001

Observando as diversas hipóteses previstas na legislação tributária, seja por vedação ao SIMPLES, seja por outras razões melhor avaliadas pela própria empresa, a questão passa a ser: não sendo adotado o SIMPLES, qual a melhor tributação a adotar? Lucro Presumido ou Lucro Real Estimado?

O regime do Lucro Real Estimado, tal qual o do Lucro Presumido, possui base de cálculo do IRPJ diferenciada, sendo os mesmos percentuais adotados, observadas as demais disposições previstas na legislação específica.

Ao nosso ver, o melhor procedimento deverá ser a verificação do "Ponto de Equilíbrio" entre os dois regimes tributários para uma precisa projeção fiscal, conforme o identificado na Tabela 1, a seguir, considerado, a título de exemplo, para empresas dos setores de indústria ou comércio:

Tabela 1. Ponto de Equilíbrio entre Lucro Presumido e Lucro Real Estimado

TRIBUTOLUCROALÍQUOTACARGA TRIBUTÁRIA
IRPJ8%15%1,20%
CSLL12%9%1,08%
TOTAL 24%2,28%

O ponto de equilíbrio corresponde ao percentual de lucro líquido apurado em que a opção por qualquer dos regimes de tributação avaliados produz o mesmo resultado final de carga tributária e é encontrado dividindo-se a carga tributária pelo total das alíquotas dos tributos envolvidos nos regimes em questão. Deste modo, temos: 2,28% : 24% = ( continua ... )

Clique e Leia a íntegra deste documento.


Assine aqui Acesso gratuito por 7 dias


Busca Avançada
Área:
  • Todas
  • Federal
  • Trab/Prev

Ajuda: como pesquiso frases ou expressões?