x
x
x
Auditoria contábil - Objeto, finalidade e formas - Roteiro de Procedimentos

Roteiro - Federal/Contábil - 2009/4295

Sumário

Introdução

I. Objeto de trabalho

II. Finalidade da auditoria contábil

III. Auditoria interna

IV. Auditoria independente

V. Referências bibliográficas

Introdução

Em termos conceituais, "a auditoria compreende o exame de documentos, livros e registros, inspeções e obtenção de informações e confirmações, internas e externas, relacionados com o controle do patrimônio, objetivando mensurar a exatidão desses registros e das demonstrações contábeis deles decorrentes" (CREPALDI, 2002, p. 23).

Assim, a auditoria contábil é o exame científico e sistemático dos livros, contas, comprovantes e outros registros financeiros de uma entidade, seja pública ou privada, com o propósito de determinar a integridade do seu sistema de controle interno e das suas demonstrações financeiras, avaliando a qualidade das informações fornecidas pela contabilidade.

I. Objeto de trabalho

O objeto de trabalho da auditoria contábil consiste no exame do conjunto de todos os elementos de controle do patrimônio administrado, os quais compreendem registros contábeis, papéis, documentos, fichas, arquivos e anotações que comprovem a veracidade dos registros e legitimidade dos atos e fatos da administração.

Ainda, pode a auditoria fundamentar-se em informações obtidas externamente, tais como, dentre outras, as relativas à confirmação de contas de terceiros e de saldos bancários. As confirmações obtidas dessas fontes, em muitos casos, oferecem melhores características de credibilidade do que aquelas obtidas dentro da própria entidade em ( continua ... )

Clique e Leia a íntegra deste documento.


Assine aqui Acesso gratuito por 7 dias


Busca Avançada
Área:
  • Todas
  • Federal
  • Trab/Prev

Ajuda: como pesquiso frases ou expressões?