x
x
x
Demonstração do Fluxo de Caixa

Comentário - Federal/Contábil - 2005/0996

A Demonstração de Fluxo de Caixa, apesar de não ser um relatório obrigatório pela legislação societária, torna-se um importante relatório para tomadas de decisões gerenciais.

De modo geral, a referida demonstração indica a origem de todo o dinheiro que entrou no caixa em determinado período, bem como, o resultado do seu fluxofinanceiro.

O relatório, ora em comento, é uma importante ferramenta que permite ao administrador melhorar o planejamento financeiro da empresa, almejando, com isso, que o caixa não possua faltas ou excessos e que se conheça antecipadamente as suas necessidades de dinheiro.

1. Elaboração da Demonstração do Fluxo de Caixa conforme a NPC-20 do IBRACON

Seguindo as tendências internacionais, o IBRACON - Instituto Brasileiro de Contadores, emitiu a NPC-20 - Normas e Procedimentos de Contabilidade nº 20, na qual fundamentamos o exposto nos subitens abaixo:

1.1. Considerações Contábeis

A 'Demonstração dos Fluxos de Caixa' refletirá as transações de caixa oriundas:

a) das atividades operacionais;

b) das atividades de investimentos; e

c) das atividades de financiamentos.

 
As Atividades Operacionais: compreendem as transações que envolvem a consecução do objeto social da Entidade, podendo ser exemplificadas pelo recebimento de uma venda, pagamento a fornecedores por compra de materiais, pagamento dos funcionários, etc. São, portanto, as atividades relacionadas com as receitas e os gastos decorrentes da industrialização, comercialização ou prestação de serviços da empresa, tendo ligação com o capital circulante líquido da empresa;
As Atividades de Investimento: compreendem as transações com os ativos financeiros, as aquisições ou vendas de participações em outras entidades e de ativos utilizados na produção de bens ou prestação de serviços ligados ao objeto social da Entidade, NÃO compreendendo a aquisição de ativos com o objetivo de revenda. São, portanto, as atividades relacionadas com os gastos efetuados no Ativo Realizável a Longo Prazo ou no Ativo Permanente, bem como as entradas de recursos por venda de Ativos Imobilizados;
As Atividades de Financiamento: incluem a captação de recursos dos acionistas ou cotistas e seu retorno em forma de lucros ou dividendos, a captação de empréstimos ou outros recursos, sua amortização e remuneração. São, portanto, as atividades relacionadas com os recursos obtidos do Passivo Exigível a Longo Prazo e do Patrimônio ( continua ... )

Clique e Leia a íntegra deste documento.


Assine aqui Acesso gratuito por 7 dias


Busca Avançada
Área:
  • Todas
  • Federal
  • Trab/Prev

Ajuda: como pesquiso frases ou expressões?