x
x
x
imprimir Imprimir enviar por email Enviar por E-mail Compartilhe: facebook mais

Autônomos podem se inscrever no INSS pela Internet (Agência Br


Data: 07/01/2002
07/01/2002 - Autônomos podem se inscrever no INSS pela Internet (Agência Brasil - ABr)

Brasília - Pelo endereço www.previdenciasocial.gov.br os autônomos e os empresários, chamados contribuintes individuais, e os contribuintes facultativos, como as donas-de casa e os estudantes, podem fazer a inscrição no INSS. Basta clicar no link Contribuições, em Tipos de Contribuições e, dentro da opção Segurados, escolher Filiação e Inscrição, clicar em Documentos necessários para a inscrição e, para terminar, em Inscrição. É importante ter em mãos os dados da Carteira de Identidade, da Certidão de Nascimento ou da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). O CPF também serve, no caso de pessoas com o mesmo nome.

Também é possível agendar o pagamento do INSS pela rede. O contribuinte individual deve clicar no link "Débito em conta-corrente para contribuintes individuais"; depois, em AvançarT e seguir as instruções. Ao optar pelo Agendamento, o segurado deve ficar atento: o cadastramento feito até o último dia útil do mês gera débito para o dia 15 do mês seguinte, data de vencimento das contribuições.

Para calcular o valor das contribuições atrasadas, o trabalhador deve clicar no link Serviços e, depois, em Segurados.

Em seguida, dentro da opção Cálculo de contribuições previdenciárias e emissão da GPST, deve fazer a opção entre Contribuinte filiado à Previdência Social antes de 29/11/1999T ou Contribuinte filiado à Previdência Social a partir de 29/11/1999T, de acordo com o caso. Depois, é só seguir as instruções.

Para consultar os vínculos empregatícios, o trabalhador deve clicar em "PREVCidadão" e depois de cadastrar uma senha, em Consulta a vínculos e remunerações. Assim, ele pode acompanhar os lançamentos dos dados e tomar as providências para a correção de eventuais erros sobre seus vínculos empregatícios e salários, o que prejudicaram a concessão de benefícios. Pelo mesmo caminho, a pessoa também pode se inscrever no INSS.


Leia também:
Anterior:07/01/2002 - FHC deve sancionar correção da tabela do IR (Agência Brasil - ABr)
Próximas: 08/01/2002 - Lei evitará apresentação de documentos desde julho de 94 ao INSS (Agência Brasil - ABr)
08/01/2002 - Correção da tabela do IR será publicada até quarta-feira (Agência Brasil - ABr)
08/01/2002 - Empresa que adquiriu negócio não responde por dívidas fiscais deixadas pela antecessora (Notícias TRF 2a Região)