x
x
x
imprimir Imprimir enviar por email Enviar por E-mail Compartilhe: facebook mais

Atendimento: É fácil agendar data e hora no INSS (Notícias MPS)


Data: 29/10/2007

Ao ligar para o telefone 135, o segurado da Previdência Social deve ter em mãos os documentos pessoais, o Número de Identificação do Trabalhador (NIT), PIS/Pasep. Em alguns casos, é solicitado, ainda, o número do benefício ou do requerimento. Esse procedimento facilita o atendimento e torna mais ágil o agendamento de data e hora em uma das Agências da Previdência Social (APS).

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informa, também, que o segurado pode ligar, nos dias de semana, preferencialmente após as 15h e, aos sábados, quando o atendimento é bem mais rápido. O sistema está funcionando das 8h às 23h - Horário de Brasília (das 8h às 23h, nos dez estados em que foi instituído o horário de verão, e das 7h às 22h, nos demais estados). As centrais têm capacidade para atender a 10 milhões de ligações/mês.

Quando a ligação é atendida, o segurado ouve uma lista de opções, que deve ser escolhida de acordo com o caso (veja tabela abaixo, em que cada cor representa uma opção diferente e a amarela segue nos subgrupos). A opção "um" é para marcação de perícia médica, seja a primeira vez ou para pedido de prorrogação ou de reconsideração. A opção "dois" é para quem precisa marcar outros agendamentos, como salário-maternidade, pecúlio, aposentadoria, certidão por tempo de contribuição, auxílio-reclusão, benefício assistencial (idosos e deficientes) e simulação de contagem do tempo de contribuição.

A opção "três" é para quem quer obter informações sobre seu benefício. Essa opção apresenta cinco subgrupos. Para consultar a situação do benefício, é preciso teclar "1". Já para obter o Resultado do Pedido de Revisão do seu benefício, o usuário deve teclar "2" (nesse momento, uma gravação pedirá para o segurado digitar, pausadamente, o número do benefício). Já para consultar a data de agendamento da perícia médica, teclar 3 (nesse momento, uma gravação pedirá para digitar, pausadamente, o número do requerimento da sua perícia médica). No caso de querer o resultado do Pedido de Certidão por Tempo de Contribuição, tecle 4 (nesse momento, uma gravação pedirá que digite, pausadamente, o número do protocolo de solicitação). Para outras informações não listadas antes, tecle 5, que uma telefonista irá atendê-lo.

As outras opções da ligação inicial são: escolha a opção 4, se for contribuinte individual; escolha 5, para registrar uma reclamação, sugestão ou fazer elogio à Previdência Social; escolha 6, para fazer uma Denúncia. A opção 7 encerrará a ligação e, a zero, repetirá todas as opções iniciais.

Segundo o INSS, o sistema é fácil de usar e não necessita de intermediários. É importante, porém, que no momento do agendamento sejam prestadas todas as informações de maneira correta, particularmente os dados pessoais e o número de telefone, para que os atendentes da central 135 possam confirmar, posteriormente, se o segurado realmente irá comparecer no dia marcado.

Confirmação - Desde junho, os atendentes da Central 135 têm retornado os telefonemas para confirmar a hora e a data do atendimento em uma APS. Já foram feitas, até outubro, 232 mil ligações, das quais quase 20% - cerca de 40 mil segurados - não foram localizados devido à informação errada de números de telefones e de nome do beneficiário.

A confirmação tem como objetivo reduzir o tempo de espera da agenda eletrônica. Ela é realizada até quatro dias antes da data marcada, para reduzir os prazos de atendimento nas APS.

O INSS alerta os segurados que, além de sobrecarregar o sistema, as informações erradas prejudicam os que de fato necessitam do atendimento. Ao ligar para o 135 é necessário fornecer um número de telefone correto, preferencialmente de um local onde o segurado possa ser localizado facilmente.

As confirmações dos agendamentos fazem parte de um conjunto de ações que o ministro da Previdência Social, Luiz Marinho, tomou para a melhoria do atendimento nas agências.

A decisão do INSS de confirmar o comparecimento dos segurados é para administrar melhor as agendas das APS e abrir novas vagas, no caso de haver desistências. Esse novo serviço foi criado a partir da constatação de que 30% das pessoas com horário marcado não compareciam às unidades.

Ao fazer a confirmação nunca são solicitadas informações pessoais, como, por exemplo, números de documentos de identidade. Esta documentação será solicitada ao segurado no dia em que ele for a APS para ser atendido. O operador que faz a confirmação da agenda tem acesso somente ao nome, data, horário e local do atendimento e o tipo de solicitação feita pelo segurado.

CENTRAL 135

"Bem-vindo ao 135 da Previdência Social"
Opções
 
Opções
 
Para agendar a 1ª Perícia Médica, Pedido de Prorrogação ou Pedido de Reconsideração, disque 1 
1
   
Para outros agendamentos, disque 2
2
 
 
  
Para informação sobre o seu benefício, disque 3
3
Para consultar a Situação do seu Benefício, tecle 1
1
Para agilizar o atendimento tenha em mãos o número do seu benefício  Informe o número do benefício
Para atendimento de Contribuinte Individual, disque 4
4
Para obter o Resultado do Pedido de Revisão do seu benefício, tecle 2
2
Por favor, tecle pausadamente o número do seu benefício Informe o número do benefício
Para registrar sua reclamação, sugestão ou fazer elogio à Previdência Social, disque 5
5
Para consultar a data de Agendamento da sua Perícia, tecle 3
3
Por favor, tecle pausadamente o número do requerimento da sua perícia médica Informe o número do requerimento
Para fazer uma Denúncia, disque 6
6
Para obter o resultado do Pedido de Certidão por Tempo de Contribuição, tecle 4
4
Por favor, tecle pausadamente o número do protocolo de solicitação  Infrome o número do protocolo 
Para encerrar, disque 7
7
Outras informações
5
    
Para repetir essas opções, disque 0
0
 
 
        Ao escolher o número três, o segurado tem mais cinco opções para teclar, de acordo com o caso


Leia também:
Anterior:29/10/2007 - Quase metade dos municípios concedeu incentivos fiscais para atrair empresas, diz IBGE (Agência Brasil - ABr)
Próximas: 29/10/2007 - Gratificação semestral recebida mensalmente tem natureza salarial (Notícias TST)
29/10/2007 - TRT obriga condomínio e condômino a indenizarem empregado que teve os olhos queimados por ácido (Notícias TRT - 3ª Região)
29/10/2007 - Prefeitura prorroga prazo para regularização junto ao Simples Nacional (Notícias Município de Recife)