Livro Razão - Roteiro de ProcedimentosSumário
I - Obrigatoriedade
II - Livro Razão
III - Formalidades da escrituração contábil
III.1 - Livro razão em formato não digital
III.2 - Livro razão em formato digital
III.3 - Método das partidas dobradas
A escrituração dos livros contábeis é imprescindível para a prática da boa gestão empresarial à medida que representam o acesso às informações úteis aos diversos usuários, impactando diretamente na sua tomada de decisão.
Muito embora a legislação fiscal vigente preveja tratamentos diferenciados para os tipos de empresa existentes no ordenamento jurídico brasileiro, incluindo dispensa de escrituração, serão avaliadas neste roteiro as normas contábeis e suas disposições, em observância com a tratativa dada pelo Conselho Federal de Contabilidade, de que a escrituração contábil completa é incontestavelmente necessária a todas as empresas, independente de sua natureza ou porte.
O nível de detalhamento da escrituração contábil deve estar alinhado às necessidades de informação de seus usuários. O detalhamento dos registros contábeis é diretamente proporcional à complexidade das operações da entidade e dos requisitos de informação a ela aplicáveis e, exceto nos casos em que uma autoridade reguladora assim o requeira, não devem necessariamente observar um padrão pré-definido, porém a terminologia utilizada no registro contábil deve expressar a essência econômica da transação.
Neste Roteiro serão tratadas as informações referentes aos critérios de escrituração do Livro ( continua ... )
|
|