Contabilidade gerencial - A contabilidade como um sistema de informações patrimoniais - Roteiro de ProcedimentosRoteiro Federal/Contábil - 2009/4349
Sumário
I. O patrimônio da empresa na visão contábil
II. O equilíbrio econômico e a lógica contábil
II.2 A Demonstração do Resultado
III. Os usuários das informações contábeis
A contabilidade tem por objetivo o controle do patrimônio das entidades - sejam elas com ou sem fins lucrativos, públicas ou privadas - como fonte de gerenciamento dos seus negócios e atividades, sendo fundamental na tomada de decisões. Apesar de sua ampla aplicação, vamos nos concentrar na contabilidade de empresas comerciais e industriais.
Podemos considerar a contabilidade um excelente sistema de informações, que fornece às empresas dados precisos e necessários para uma administração eficaz. Podemos afirmar que uma empresa sem contabilidade torna-se uma entidade sem identidade e sem memória. Possui dificuldades de sobrevivência por lhe faltarem as condições de planejamento. Falta-lhe o controle sobre os seus resultados e a respectiva influência em seu patrimônio.
Os primeiros especialistas em contabilidade surgiram com a Revolução Industrial. Posteriormente, a legislação passou a exigir que esses profissionais atuassem também nas empresas mercantis, sendo que no Brasil, há exigência legal para que toda empresa tenha um responsável técnico profissional (SCARPIN, Maria Aparecida. Marketing da empresa contábil. Florianópolis : IEA - Instituto de Estudos Avançados, 2004, p. 7).
Quando elaborada com a observância de seus princípios fundamentais, visando atender aos interesses da entidade e não apenas os do fisco, se torna possível extrair da contabilidade informações gerenciais, reveladoras das reais situações da empresa. As informações de um determinado período podem ser comparadas com as de períodos anteriores, identificando as possíveis causas de problemas, auxiliando a administração na melhor tomada de decisões, bem como apresentando as tendências do ( continua ... )
|
|