x
x
x
Protoc. ICMS CONFAZ 149/12 - Protoc. ICMS - Protocolo ICMS CONSELHO NACIONAL DE POLÍTICA FAZENDÁRIA - CONFAZ nº 149 de 29.10.2012

D.O.U.: 31.10.2012

Dispõe sobre o tratamento tributário aplicável às prestações de serviços de transporte de cargas nos modais aquaviário e rodoviário.


OS ESTADOS DO AMAZONAS E PARÁ, neste ato representados pelos seus respectivos Secretários de Fazenda, considerando o disposto no art. 38, inciso IV, do Regimento Interno do Conselho Nacional de Política Fazendária - CONFAZ, resolvem celebrar o seguinte;

PROTOCOLO

Cláusula primeira - Nas prestações de serviço de transporte de cargas, em veículo próprio, afretado ou por intermédio de terceiros sob sua responsabilidade, utilizando duas ou mais modalidades de transporte em territórios distintos, regido por um único contrato de prestação, quando os pontos de embarque estiverem situados nos territórios dos Estados do Amazonas e Pará deverão ser observadas as disposições deste protocolo.

Cláusula segunda - Considera-se, para efeito deste Protocolo, veículo próprio aquele em que o possuidor detenha a propriedade plena do veículo, comprovada esta mediante a apresentação do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, ou equivalente, bem como o veículo locado ou arrendado em que o locatário ou arrendatário tenha a posse contínua do veículo e possa utilizá-lo, como próprio, durante a vigência do contrato.

Parágrafo único. Para os efeitos do caput, além das exigências nele previstas, será observado que:

I - o veículo seja explorado, exclusivamente, pelo contratante;

II - toda e quaisquer despesas, obrigações e encargos referentes aos bens transportados, bem como a manutenção, revisão, combustível dos veículos afretados, direitos trabalhistas dos empregados envolvidos no transporte sejam de exclusiva responsabilidade do locatário ou arrendatário.

Cláusula terceira - Na prestação de serviço de transporte de carga por redespacho deverão ser adotados os procedimentos previstos no Convênio SINIEF nº 06/89, de 21 de fevereiro de 1989.

§ 1º Entende-se por redespacho o contrato entre transportadores em que um prestador de serviço de transporte (redespachante) contrata outro prestador de serviço de transporte (redespachado) para ( continua ... )

Clique e Leia a íntegra deste documento.


Assine aqui Acesso gratuito por 7 dias


Busca Avançada
Área:
  • Todas
  • Federal
  • Trab/Prev

Ajuda: como pesquiso frases ou expressões?