x
x
x
Com. IBRACON 1/99 - Com. - Comunicado INSTITUTO DOS AUDITORES INDEPENDENTES DO BRASIL - IBRACON nº 1 de 20.01.1999

D.O.U.: 20.01.1999

Provisão para Sinistros Ocorridos e Não Avisados - IBNR


A Resolução CNSP No. 18, do Conselho Nacional de Seguros Privados, de 25 de agosto de 1998, veio modificar o cálculo das provisões técnicas das sociedades seguradoras, determinando que as provisões técnicas comprometidas, destinadas ao atendimento de eventos já ocorridos, passem a incluir, além das indenizações a pagar por sinistros avisados (provisão de sinistros a liquidar), uma estimativa para reclamações relativas a sinistros ocorridos e não avisados (Provisão de IBNR).

Segundo a Resolução do CNSP, essa provisão para sinistros ocorridos e não avisados (IBNR) deverá ser constituída mensalmente, a partir do exercício a se encerrar em 31 de dezembro de 1999, sendo facultativa a sua adoção antecipada, ou seja, já para efeito das demonstrações contábeis referentes ao exercício encerrado em 31 de dezembro de 1998.

Essa mesma Resolução permitiu que as sociedades seguradoras constituam essa provisão de IBNR de forma gradual, estabelecendo que até o final do exercício de 1999 estejam constituídos 50% da provisão, e até o final do exercício de 2000, 100%.

2.ENTENDIMENTO DO IBRACON

A constituição da provisão relativa a sinistros ocorridos e não avisados representa uma melhoria importante na apuração e constituição das provisões técnicas das sociedades seguradoras e, portanto, deve ser posta em prática a partir do exercício iniciado em 1º. de janeiro de 1999, sendo incentivada a sua aplicação antecipada já nas demonstrações contábeis relativas ao exercício encerrado em 31 de dezembro de 1998.

O IBRACON entende, todavia, inadequada, do ponto de vista contábil, a constituição da provisão de IBNR de forma gradual, em dois exercícios, como permite a Resolução.

O IBRACON entende, também, que a constituição da provisão de IBNR representa uma mudança de critério contábil, pela modificação do momento do reconhecimento do sinistro de "quando avisados" para "quando ocorridos", independentemente do aviso, com base no montante esperado de sinistros ocorridos em riscos assumidos na carteira e não avisados até a data-base das demonstrações contábeis. Dessa forma, o efeito inicial decorrente ( continua ... )

Clique e Leia a íntegra deste documento.


Assine aqui Acesso gratuito por 7 dias


Busca Avançada
Área:
  • Todas
  • Federal
  • Trab/Prev

Ajuda: como pesquiso frases ou expressões?