x
x
x
Com. IBRACON 1/02 - Com. - Comunicado INSTITUTO DOS AUDITORES INDEPENDENTES DO BRASIL - IBRACON nº 1 de 31.12.2002

D.O.U.: 31.12.2002

Estrutura contábil aplicada no Brasil


Nos últimos anos, a profissão contábil internacional e, particularmente, a brasileira vêm se deparando com a evolução dos conceitos econômicos de representação da realidade empresarial das entidades bem como com o processo de internacionalização e globalização das empresas.

Por outro lado, tradicionalmente diversos países como é o caso do Brasil, adotam princípios e práticas adaptadas à realidade local que diferem, em certos aspectos, das normas internacionais de contabilidade, emitidas pelo Comitê Normas Internacionais de Contabilidade (International Accounting Standard Board -IASB), consideradas estas últimas como marco referencial no processo de convergência e harmonização internacional.

No Brasil, dentro do cenário comentado anteriormente, os órgãos de nossa profissão bem como os órgãos reguladores (Comissão de Valores Mobiliários - CVM, Banco Central - BACEN, Superintendência de Seguros Privados - SUSEP, Secretaria de Previdência Privada - SPC, etc.), vêm modernizando as estruturas conceituais através da adoção de práticas contábeis referenciadas em normas internacionais de contabilidade, que, na maioria dos casos, representam um avanço no ambiente contábil brasileiro.

De sua parte, o auditor independente deve concluir em sua opinião profissional quanto à adequação das demonstrações contábeis, preparadas sob responsabilidade da administração da entidade auditada, em base à determinada estrutura contábil reconhecida.

Neste contexto, o IAASB (International Auditing and Assurance Standard Board - Comitê de Normas Internacionais de Auditoria e Assurance) está trabalhando na revisão do atual modelo de parecer do auditor independente, previsto na ISA 700 Norma Internacional de Auditoria - Parecer do Auditor Independente, visando sua reformulação para melhor comunicar a natureza e extensão do trabalho realizado, a responsabilidade do auditor e da administração da entidade auditada e, finalmente, a conclusão do trabalho realizado com o nível de conforto obtido no contexto de um trabalho de auditoria. No Brasil, o conteúdo do parecer do auditor independente foi definido pela NBC T 11 - Normas de ( continua ... )

Clique e Leia a íntegra deste documento.


Assine aqui Acesso gratuito por 7 dias


Busca Avançada
Área:
  • Todas
  • Federal
  • Trab/Prev

Ajuda: como pesquiso frases ou expressões?