x
x
x
Of. Circ. CVM/SEP/SNC 1/99 - Of. Circ. - Ofício Circular COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS/SUPERINTENDÊNCIA DE RELAÇÕES COM EMPRESAS/SUPERINTENDÊNCIA DE NORMAS CONTÁBEIS E AUDITORIA - CVM/SEP/SNC nº 1 de 06.10.1999

D.O.U.: 06.10.1999

( Pesquisa Ação Social das Empresas.)


Rio de Janeiro, 06 de outubro de 1999.

Assunto: Pesquisa Ação Social das Empresas.

Prezado(s) Senhor(es),

A CVM apóia e incentiva a divulgação voluntária das ações empresariais que reflitam as suas preocupações e responsabilidades no campo social.

2. Está se tornando um consenso, em nível mundial, que ações empresariais no sentido da promoção e do desenvolvimento social são um compromisso a ser considerado nas atividades econômicas.

3. Temos acompanhado, através das informações disponibilizadas ao mercado de valores mobiliários, um número crescente de empresas que realizam e divulgam ações no campo social. Essas informações, embora não sistematizadas, demonstram a preocupação das empresas em realizar investimentos que contribuam para a qualidade de vida de seus empregados e da comunidade onde se inserem.

4. Há muito a CVM vem participando da discussão desse tema, tendo emitido em 1987 e em 1992, dois pPareceres de oOrientação (PO) incentivando a divulgação de informações de natureza social (PO CVM nºs. 15/87 e 24/92).

5. Mais recentemente, a partir da iniciativa do IBASE, foi elaborandoda e colocandoada em audiência pública uma minuta de instrução em que estabelecia a obrigatoriedade da divulgação, pelas companhias abertas, de um conjunto de informações consideradas de natureza social. Essas informações estavam divididas em três grande grupos: os indicadores laboriais;; os indicadores sociais;, e os indicadores do corpo funcional.

6. Após uma ampla discussão pública, entendeu-se que a elaboração e a divulgação do Balanço Social não deveriam ser obrigatórias, e que este deveria refletir o grau de engajamento e comprometimento da empresa e de seus dirigentes, estimulando outras empresas a seguirem o mesmo caminho.

Ao Senhor

Diretor de Relações com Investidores

7. Contudo, a CVM continua disposta a participar de todas as ações que incentivem a divulgação voluntária do Balanço ( continua ... )

Clique e Leia a íntegra deste documento.


Assine aqui Acesso gratuito por 7 dias


Busca Avançada
Área:
  • Todas
  • Federal
  • Trab/Prev

Ajuda: como pesquiso frases ou expressões?