IN MPAS 38/02 - IN - Instrução Normativa SECRETÁRIO DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DO MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL - MPAS nº 38 de 22.04.2002
D.O.U.: 24.04.2002
Dispõe sobre os elementos mínimos que devem constar na Nota Técnica Atuarial de que trata o art. 18 da Lei Complementar nº 109, de 29 de maio de 2001.O SECRETÁRIO DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DO MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL, no uso das atribuições que lhe confere o art. 5º e tendo em vista o disposto no art. 18, todos da Lei Complementar nº 109, de 2001, resolve:
Art 1º Dispor sobre os elementos mínimos que deverão constar na Nota Técnica Atuarial dos planos de benefícios de entidades fechadas de previdência complementar, conforme anexo.
§ 1º Para fins desta Instrução Normativa, a nota técnica atuarial, consiste em documento técnico elaborado por atuário que deverá ser enviado à Secretaria de Previdência Complementar pela Entidade Fechada de Previdência Complementar, na ocorrência de alteração ou implantação de plano de benefícios.
§ 2º Na adesão de patrocinador à plano de benefícios, o envio da nota técnica será obrigatória quando esta não constar do processo de implantação ou de alteração do plano de benefícios ao qual o patrocinador está se vinculando, encaminhado para a Secretaria de Previdência Complementar.
Art 2º Esta Instrução Normativa entra em vigor na data de sua publicação.
Art 3º Fica revogado o anexo II da Portaria MTPS nº 3.136, de 31 de março de 1992.
JOSÉ ROBERTO FERREIRA SAVOIA ANEXO 1 A Nota Técnica Atuarial deverá conter no mínimo os seguintes elementos:
1. Objetivo.
2. Hipóteses Biométricas, Demográficas, Financeiras e Econômicas.
3. Modalidade dos benefícios constantes do regulamento.
4. Métodos Atuariais
4.1. Regime financeiro adotado por benefício oferecido no plano
4.1.1. Repartição simples;
4.1.2. Repartição de capital de cobertura;
4.1.3. Capitalização. Neste caso deverá constar também o método de financiamento.
5. Metodologia de ( continua ... )
|
|