x
x
x
Res. CMN/BACEN 2.896/01 - Res. - Resolução CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL - CMN (BACEN) nº 2.896 de 24.10.2001

D.O.U.: 25.10.2001

Dispõe sobre financiamento destinado à aquisição de Cédulas de Produto Rural (CPR) representativas da venda antecipada de leite, ao amparo de Recursos Obrigatórios (MCR 6-2).


 
Esta Resolução foi revogada pelo Artigo 4º da Resolução nº 2.993 de 03.07.2002.

O BANCO CENTRAL DO BRASIL, na forma do art. 9º da Lei 4.595, de 31 de dezembro de 1964, torna público que o CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL, em sessão realizada em 24 de outubro de 2001, tendo em vista as disposições dos arts. 4º, inciso VI, da referida lei, e 4º e 14 da Lei 4.829, de 5 de novembro de 1965, resolveu:

Art. 1º Autorizar, em caráter de excepcionalidade, a concessão de financiamento destinado à aquisição de Cédulas de Produto Rural (CPR) representativas da venda antecipada de leite (crédito de comercialização - MCR 3-4), ao amparo de Recursos Obrigatórios (MCR 6-2), observadas as seguintes condições:

I - beneficiários: empresas ou cooperativas que utilizam o leite como matéria-prima para beneficiamento ou industrialização;

II - limite de crédito: livremente acordado entre as partes;

III - garantias: obrigatoriamente, as CPR objeto de financiamento e, subsidiariamente, outras, a critério da instituição financeira;

IV - prazos:

a) de contratação: até 30 de abril de 2002;

b) de vencimento: até 270 dias, não podendo ultrapassar 30 de setembro de 2002;

V - forma de reembolso: livremente acordado entre as partes.

§ 1º O financiamento fica restrito à aquisição de CPR com as seguintes características:

I - emitente sem vínculo societário com o adquirente, exceto no caso de operações em que figurem apenas produtores rurais, suas associações e cooperativas singulares e centrais;

II - ausência de cláusula estipulando a possibilidade de recompra pelo emissor ou de liquidação financeira;

III - registrada em sistemas de registro e de liquidação financeira de ativos autorizados pelo Banco Central do Brasil.

§ 2º O saldo das aplicações de cada instituição financeira em financiamentos para aquisição de CPR, ao amparo de Recursos Obrigatórios (MCR 6-2), não pode exceder a 5% (cinco por cento) dos recursos daquela fonte.

Art. 2º Ficam as Secretarias de Acompanhamento Econômico, do Ministério da Fazenda, e de Política Agrícola, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, autorizadas a definir, em conjunto, as medidas complementares necessárias à implementação do disposto nesta resolução, as quais serão divulgadas pelo Banco Central do Brasil.

Art. 3º Esta resolução entra em vigor na data de sua ( continua ... )

Clique e Leia a íntegra deste documento.


Assine aqui Acesso gratuito por 7 dias


Busca Avançada
Área:
  • Todas
  • Federal
  • Trab/Prev

Ajuda: como pesquiso frases ou expressões?