x
x
x
Livro Razão - Roteiro de Procedimentos

Roteiro - Federal - 2016/5345

Sumário

Introdução

I - Obrigatoriedade

II - Livro Razão

III - Formalidades da escrituração contábil

III.1 - Livro razão em formato não digital

III.2 - Livro razão em formato digital

III.3 - Método das partidas dobradas

IV - Fórmulas de lançamento

Introdução

A escrituração dos livros contábeis é imprescindível para a prática da boa gestão empresarial à medida que representam o acesso às informações úteis aos diversos usuários, impactando diretamente na sua tomada de decisão.

Muito embora a legislação fiscal vigente preveja tratamentos diferenciados para os tipos de empresa existentes no ordenamento jurídico brasileiro, incluindo dispensa de escrituração, serão avaliadas neste roteiro as normas contábeis e suas disposições, em observância com a tratativa dada pelo Conselho Federal de Contabilidade, de que a escrituração contábil completa é incontestavelmente necessária a todas as empresas, independente de sua natureza ou porte.

O nível de detalhamento da escrituração contábil deve estar alinhado às necessidades de informação de seus usuários. O detalhamento dos registros contábeis é diretamente proporcional à complexidade das operações da entidade e dos requisitos de informação a ela aplicáveis e, exceto nos casos em que uma autoridade reguladora assim o requeira, não devem necessariamente observar um padrão pré-definido, porém a terminologia utilizada no registro contábil deve expressar a essência econômica da transação.

Neste Roteiro serão tratadas as informações referentes aos critérios de escrituração do Livro ( continua ... )

Clique e Leia a íntegra deste documento.


Assine aqui Acesso gratuito por 7 dias


Busca Avançada
Área:
  • Todas
  • Federal
  • Trab/Prev

Ajuda: como pesquiso frases ou expressões?