x
x
x
Glossário contábil - Termos e definições

Roteiro - Federal - 2015/5314

O Comitê de Pronunciamentos Contábeis - CPC estabelece os procedimentos de Contabilidade e a divulgação de informações dessa natureza, para permitir a emissão de normas pela entidade reguladora brasileira, visando à centralização e uniformização do seu processo de produção, levando sempre em conta a convergência da Contabilidade Brasileira aos padrões internacionais.

Tendo em vista o volume de informações trazidas pelos CPCs e uma infinidade de termos utilizados em cada CPC, criamos um roteiro em forma de tabela com os termos utilizados e suas respectivas definições.

O objetivo deste roteiro de definições é facilitar o entendimento de cada um dos mais de 40 CPCs e do CPC - PME de forma rápida e com o máximo de informações, visando a rapidez na busca por algum conceito.

TermoDefiniçãoCPC
Ativoé um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que fluam futuros benefícios econômicos para a entidade. (ver nota 1)CPC 00 (R1) - Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro

Resolução CFC nº 1.374/2011 - NBC TG

Passivoé uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos passados, cuja liquidação se espera que resulte na saída de recursos da entidade capazes de gerar benefícios econômicos. (ver nota 2)
Patrimônio líquidoé o interesse residual nos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos. (ver nota 3)
Receitas são aumentos nos benefícios econômicos durante o período contábil, sob a forma da entrada de recursos ou do aumento de ativos ou diminuição de passivos, que resultam em aumentos do patrimônio líquido, e que não estejam relacionados com a contribuição dos detentores dos instrumentos patrimoniais;CPC 01 (R1) - Redução ao Valor Recuperável de Ativos

( continua ... )

Clique e Leia a íntegra deste documento.


Assine aqui Acesso gratuito por 7 dias


Busca Avançada
Área:
  • Todas
  • Federal
  • Trab/Prev

Ajuda: como pesquiso frases ou expressões?