x
x
x
Reconhecimento da Receita - Contabilidade - Roteiro de Procedimentos

Roteiro - Federal - 2012/5158

Sumário

Introdução

I - Mensuração da receita

II - Momento do reconhecimento da receita

II.1 - Venda de bens

II.2 - Prestação de serviços

II.3 - Juros, royalties e dividendos

III - Demonstrações financeiras

III.1 - Notas explicativas

IV - Divulgações

V - Aplicação para pequenas e médias empresas

VI - Exemplos

Introdução

A receita é definida na NBC TG ESTRUTURA CONCEITUAL - Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro como aumento nos benefícios econômicos durante o período contábil sob a forma de entrada de recursos ou aumento de ativos ou diminuição de passivos que resultam em aumentos do patrimônio líquido da entidade e que não sejam provenientes de aporte de recursos dos proprietários da entidade. As receitas englobam tanto as receitas propriamente ditas como os ganhos. A receita surge no curso das atividades ordinárias da entidade e é designada por uma variedade de nomes, tais como vendas, honorários, juros, dividendos e royalties.

A questão primordial na contabilização da receita é determinar quando reconhecê-la. A receita deve ser reconhecida quando for provável que benefícios econômicos futuros fluam para a entidade e esses benefícios possam ser confiavelmente mensurados.

Nesse Roteiro, trataremos dos procedimentos para reconhecimento e mensuração das receitas, nos termos do Pronunciamento Técnico CPC nº 30 (R 1), aprovado pela ( continua ... )

Clique e Leia a íntegra deste documento.


Assine aqui Acesso gratuito por 7 dias


Busca Avançada
Área:
  • Todas
  • Federal
  • Trab/Prev

Ajuda: como pesquiso frases ou expressões?