Reconhecimento da Receita - Contabilidade - Roteiro de ProcedimentosSumário
II - Momento do reconhecimento da receita
II.1 - Venda de bens
II.2 - Prestação de serviços
II.3 - Juros, royalties e dividendos
III - Demonstrações financeiras
III.1 - Notas explicativas
IV - Divulgações
V - Aplicação para pequenas e médias empresas
VI - Exemplos
A receita é definida na NBC TG ESTRUTURA CONCEITUAL - Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro como aumento nos benefícios econômicos durante o período contábil sob a forma de entrada de recursos ou aumento de ativos ou diminuição de passivos que resultam em aumentos do patrimônio líquido da entidade e que não sejam provenientes de aporte de recursos dos proprietários da entidade. As receitas englobam tanto as receitas propriamente ditas como os ganhos. A receita surge no curso das atividades ordinárias da entidade e é designada por uma variedade de nomes, tais como vendas, honorários, juros, dividendos e royalties.
A questão primordial na contabilização da receita é determinar quando reconhecê-la. A receita deve ser reconhecida quando for provável que benefícios econômicos futuros fluam para a entidade e esses benefícios possam ser confiavelmente mensurados.
Nesse Roteiro, trataremos dos procedimentos para reconhecimento e mensuração das receitas, nos termos do Pronunciamento Técnico CPC nº 30 (R 1), aprovado pela ( continua ... )
|
|