x
x
x
Adiantamentos a fornecedores - Contabilização - Roteiro de Procedimentos

Roteiro - Federal - 2013/5036

Sumário

Introdução

I - Algumas considerações sobre despesas

II - Tratamento contábil dos adiantamentos concedidos

III - Exemplo de contabilização

Introdução

Os valores disponibilizados em decorrência de bens a serem produzidos ou comercializados, ou serviços a serem prestados devem ser tratados como adiantamentos a fornecedores. Perante o aspecto contábil, cabe distinguir adiantamento de despesa ou custo incorrido. Este Roteiro trata das regras gerais aplicáveis à matéria.

I - Algumas considerações sobre despesas

Nos termos do item 4.25 da Resolução CFC nº 1.374/2011 despesas são decréscimos nos benefícios econômicos durante o período contábil sob a forma de saída de recursos ou redução de ativos ou incremento em passivos, que resultem em decréscimo do patrimônio líquido e que não sejam provenientes de distribuição aos proprietários da entidade.

Em determinadas situações a pessoa jurídica pode conceder adiantamentos a seus fornecedores, em decorrência de bens a serem produzidos ou comercializados, ou serviços a serem prestados.

Antes de adentrarmos no tratamento contábil dessas operações, cabe uma análise sobre despesas, custos e a sua realização.

O Princípio da Competência, expresso no art. 9º da Resolução CFC nº 750/1993 determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento.

Fundamento:item 2.6 da Resolução CFC nº 774/1994; item 4.25 da ( continua ... )

Clique e Leia a íntegra deste documento.


Assine aqui Acesso gratuito por 7 dias


Busca Avançada
Área:
  • Todas
  • Federal
  • Trab/Prev

Ajuda: como pesquiso frases ou expressões?