x
x
x
Normas processuais e procedimentos de fiscalização - Consolidação

Comentário - Federal - 2011/2388

Sumário

Introdução

I - Assuntos consolidados

II - Conclusão

Introdução

Foi publicado no Diário Oficial da União do dia 30 de setembro de 2011 o Decreto nº 7.574/2011 que regulamenta as atividades processuais da Administração Tributária da União.

Importante destacar que o Decreto não cria obrigações novas, limitando-se, nos limites do seu papel no ordenamento jurídico, a consolidar a esparsa legislação sobre a matéria, juntamente com as regras que já vigoravam com o Decreto nº 70.235/72 e suas alterações posteriores.

Aliás, o Decreto nº 70.235/72, conhecido como PAF ou PAT que, embora originalmente editado como Decreto, tem status de Lei, por delegação do Decreto-lei nº 822/69, continua regendo, legalmente, os Processos Administrativos Fiscais de Exigências Tributárias. Referido Decreto, por seu alcance nacional, acabou por se tornar o referencial processual também para outros entes da União que não possuem legislação processual própria em matéria tributária.

I - Assuntos consolidados

O novo Decreto, além de regulamentar a atividade fiscal de exigência de créditos tributários, consolida a legislação sobre os seguintes procedimentos e processos que tramitam junto à Administração Tributária Federal, inclusive a Administração Aduaneira:

a) do processo de determinação e exigência de créditos tributários;

b) do processo de consulta;

c) dos processos de reconhecimento de direito ( continua ... )

Clique e Leia a íntegra deste documento.


Assine aqui Acesso gratuito por 7 dias


Busca Avançada
Área:
  • Todas
  • Federal
  • Trab/Prev

Ajuda: como pesquiso frases ou expressões?