x
x
x
"Goodwill" e o fundo de comércio - Contabilidade - Roteiro de Procedimentos

Roteiro - Federal - 2014/4921

Sumário

Introdução

I - Conceito

II - Novas normas contábeis

III - Contabilização do "goodwill"

IV - Classificação contábil do ágio e deságio

V - Amortização do ágio

Introdução

Na doutrina, muito se discute sobre o conceito de "goodwill" e fundo de comércio. Para alguns, as expressões são sinônimas, entretanto, para fins contábeis há distinção, tornando-se necessária tal conceituação.

Neste Roteiro analisaremos a distinção entre as duas expressões e analisaremos os aspectos contábeis do "goodwill".

I - Conceito

Na prática, a expressão fundo de comércio tem sido constantemente utilizada como o conjunto de ativos de um comerciante, incluindo seus estoques, imóveis, marcas, nome, clientela, localização etc., independentemente de serem ou não ativos, tangíveis ou intangíveis no conceito contábil.

Já o conceito de "goodwill" ainda é motivo de discussão pela sua subjetividade e dificuldade de mensuração. Torna-se necessária a discussão sobre o conceito, pois é uma forma de calcular o "valor" de uma empresa, com seus ativos intangíveis.

Uma de suas características é a inseparabilidade, ou seja, não é possível separar o "goodwill" da empresa, ou mesmo identificá-lo em uma máquina, ou em um imóvel. Geralmente, ele é definido como um lucro excessivo, além do esperado, sendo que a dificuldade reside na mensuração do valor atual dos benefícios futuros esperados, tais como a clientela, boa localização e marca.

Pode-se verificar, portanto, que esses atributos não estão relacionados a um ativo em particular, mas a empresa como um ( continua ... )

Clique e Leia a íntegra deste documento.


Assine aqui Acesso gratuito por 7 dias


Busca Avançada
Área:
  • Todas
  • Federal
  • Trab/Prev

Ajuda: como pesquiso frases ou expressões?