x
x
x
Contas de compensação - Contabilização - Roteiro de Procedimentos

Roteiro - Federal - 2011/4878

Sumário

Introdução

I - Conceito

II - Previsão legal

III - Lei 6.404 de 1976

IV - Utilização para controle

V - Contabilização

VI - Notas explicativas

Introdução

O patrimônio da empresa é composto por contas que representam Ativos, Passivos e Patrimônio Líquido (bens, direitos, obrigações e situação líquida de uma entidade).

Desta forma, para que a empresa realize controles extrapatrimonias poderá utilizar o sistema de compensação, que tem como objetivo propiciar maior controle à empresa, permitir o registro de possíveis futuras alterações do patrimônio e, além disso, servir como fonte de dados para a elaboração das notas explicativas.

Neste Roteiro, trataremos do procedimento a ser adotado para utilização do sistema de compensação.

I - Conceito

O sistema de compensação é um controle à parte do sistema patrimonial, ou seja, enquanto este último engloba as contas que compõem o patrimônio da empresa como um todo (ativo, passivo e patrimônio líquido), aquele abrange contas que servem exclusivamente para controle, sem fazer parte do patrimônio.

Desta forma, as contas de compensação nada têm a ver com o sistema de contas patrimoniais, tratando-se de um conjunto de contas de uso optativo e destinado a finalidades internas da empresa, podendo servir, como fonte de dados para transmitir determinadas informações a terceiros.

São denominadas "contas de compensação" pelo fato de registrarem por idêntico valor, para mero controle, algumas operações praticadas pela ( continua ... )

Clique e Leia a íntegra deste documento.


Assine aqui Acesso gratuito por 7 dias


Busca Avançada
Área:
  • Todas
  • Federal
  • Trab/Prev

Ajuda: como pesquiso frases ou expressões?