Aquisição de bens por meio de consórcio - Contabilização - Roteiro de ProcedimentosSumário
I - Conceito legal
III - Recebimento do bem pela consorciada
IV - Reajustes posteriores ao recebimento do bem
V - Fundo de reserva
VI - Contabilização
VII - Parecer Normativo CST nº 1 de 1983
O consórcio é um sistema de compra parcelada e programada de um bem no qual um grupo de participantes organizados por uma empresa administradora rateiam o valor do bem desejado pelo número de meses de parcelamento deste bem. Também é conhecido com uma reunião de pessoas físicas e, ou, jurídicas, em grupo fechado promovido por uma empresa administradora, com a finalidade de propiciar aos seus integrantes a aquisição de bem ou conjunto de bens por meio de autofinanciamento.
De acordo com a periodicidade definida, o grupo financia a entrega de um número reduzido de bens para um conjunto reduzido de consorciados, chamada de contemplação, através de duas formas distintas: sorteio e lance.
No sorteio, um dos consorciados é contemplado a partir de uma escolha aleatória entre os membros do grupo e no lance, os consorciados informam quantias (lances) a serem pagas para conseguir o crédito. O consorciado que tiver o maior lance conquista o crédito devido para a compra do bem. Cabe salientar que uma vez contemplado, seja por meio de sorteio ou por meio de lance, o consorciado não terá mais direito a novas contemplações dentro do mesmo grupo.
Atualmente podemos adquirir cotas de consórcio de vários tipos de bens, tais como: motocicletas, imóveis, aparelhos eletrônicos, tratores, máquinas, automóveis, caminhões ( continua ... )
|
||