x
x
x
Prêmio de seguro - Contabilização - Roteiro de Procedimentos

Roteiro - Federal - 2016/4849

Sumário

Introdução

I - Contratação e pagamento

I.1 - Prêmio de seguro pago a vista

I.2 - Prêmios de seguro pago a prazo

II - Apropriações do gasto

II.1 - Apropriação no tempo

II.2 - Apropriação à finalidade

III - Efeito fiscal

Introdução

Garantir segurança e proteção ao patrimônio da empresa e a manutenção da fonte produtora é um dos objetivos de uma eficiente administração. A contratação de seguro é parte é parte dessa garantia.

A proteção contra danos materiais ou casos de responsabilidade civil, lucros cessantes, recomposição de registros e documentos, cobrindo riscos decorrentes de eventos de incêndio, explosões, alagamentos, subtração de bens ou valores, arrombamentos, colisão de veículos, entre outros. Podem, portanto, ser objeto de seguro todos os bens móveis ou imóveis e direitos de qualquer natureza pertencentes à empresa.

O custo pago pelo segurado corresponde à transferência para a companhia seguradora do risco de perdas e danos que determinado evento possa causar à empresa segurada e é denominado prêmio de seguro. O seu pagamento garantirá direito a indenização contratualmente determinada, ou conforme define a Superintendência de Seguros Privados - SUSEP, que é o órgão responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro, em sua Circular nº 306/2005: a "importância paga pelo segurado à seguradora para que esta assuma o risco a que o segurado está exposto". ( continua ... )

Clique e Leia a íntegra deste documento.


Assine aqui Acesso gratuito por 7 dias


Busca Avançada
Área:
  • Todas
  • Federal
  • Trab/Prev

Ajuda: como pesquiso frases ou expressões?