x
x
x
Diferenças apuradas entre o estoque físico e contábil - Contabilidade - Roteiro de Procedimentos

Roteiro - Federal - 2014/4476

Sumário

Introdução

I - Forma de regularização

II.1 - Ajuste decorrente de erro na escrituração contábil

II.2 - Ajuste decorrente de quebras e perdas razoáveis

III - Divergências decorrentes de outros eventos

Introdução

A pessoa jurídica que possuir registro permanente de estoques, integrado e coordenado com a contabilidade, está obrigada a ajustar os saldos contábeis, pelo confronto com a contagem física, ao final do ano-calendário ou no encerramento do período de apuração, incluindo eventos especiais como incorporação, fusão, cisão ou encerramento de atividade (Instrução Normativa RFB nº 1.515/2014, art. 12, § 3º).

Observando a orientação legal, pode ocorrer que o volume dos estoques registrados na contabilidade da pessoa jurídica e aquele apurado mediante inventário físico apresentem divergências.

 
Saliente-se que desde 31.10.2003, as pessoas jurídicas que exerçam as atividades de editor, distribuidor e livreiro poderão constituir provisão para perda de estoques, calculada no último dia útil de cada período de apuração do imposto de renda, correspondente a 1/3 do valor do estoque dos livros, mediante as condições estabelecidas na Instrução Normativa SRF nº 412/2004.

Neste Roteiro, serão abordados os principais aspectos pertinentes a regularização quando constatadas tais divergências entre o estoque físico e contábil.

I - Forma de regularização

A regularização do estoque deve ocorrer na medida em que estes são apurados e confrontados com a quantidade física. Em geral, isso ocorre ao final do período de apuração do Imposto de Renda ou ao final do ano-calendário, conforme cada ( continua ... )

Clique e Leia a íntegra deste documento.


Assine aqui Acesso gratuito por 7 dias


Busca Avançada
Área:
  • Todas
  • Federal
  • Trab/Prev

Ajuda: como pesquiso frases ou expressões?