x
x
x
Demonstração do Valor Adicionado - DVA - Roteiro de Procedimentos

Roteiro - Federal/Contábil - 2012/4231

Sumário

Introdução

I. Histórico e instituição

II. Obrigatoriedade

III. Objetivo

IV. Estrutura

V. Modelo do Conselho Federal de Contabilidade

VI. Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC)

VII. Comissão de Valores Mobiliários (CVM)

Introdução

Com a finalidade de divulgar e identificar o valor da riqueza gerada pela entidade e como essa riqueza foi distribuída entre os diversos setores que contribuíram para sua geração, tais como empregados, financiadores, acionistas, governo e outros, bem como a parcela da riqueza não distribuída, foi criada a Demonstração do Valor Adicionada - DVA, que passou a ser obrigatória para as companhias abertas, com a publicação da Lei nº 11.638, de 2007.

Diante de sua importância e tendo em vista que DVA passa a ser obrigatória, neste Roteiro serão analisadas as regras gerais aplicáveis na elaboração e divulgação dessa Demonstração.

I. Histórico e instituição

As demonstrações financeiras sempre tiveram por fim divulgar informações econômicas sobre as empresas, que atendiam principalmente os interesses de seus acionistas ou sócios e ao governo. Essas informações, contudo, deixavam a desejar em relação aos interesses de movimentos sociais que demandavam por informações sobre projetos sociais, condições ambientais e trabalhistas e outras.

Para atender a esse objetivo, surgiu na Europa o que se dá o nome de "Balanço Social", do qual é exemplo a Demonstração do Valor Adicionado - DVA, criada da França e na Alemanha, com a finalidade de divulgar a participação da empresa no contexto ( continua ... )

Clique e Leia a íntegra deste documento.


Assine aqui Acesso gratuito por 7 dias


Busca Avançada
Área:
  • Todas
  • Federal
  • Trab/Prev

Ajuda: como pesquiso frases ou expressões?