x
x
x
A Empresa Contábil e a Qualidade Total dos Serviços

Comentário - Federal/Contábil - 2005/1009

Podemos considerar que o cliente é a razão de existir da empresa, pois sem ele não haverá condições de sobrevivência da organização. Dentro desta linha de pensamento, também podemos depreender que o sucesso é derivado do pleno atendimento das necessidades dos clientes (inclusive, se possível, ultrapassando as suas expectativas) e a qualidade atribuída aos produtos e/ou aos serviços que a empresa oferece.

Neste comentário veremos que a empresa contábil não poderá fugir às considerações acima. O contabilista, particularmente, deverá ser o primeiro a se preocupar e a efetuar a qualidade total dos serviços que presta, pois, a gestão do patrimônio de seu cliente está, em significativa proporção, em suas mãos, o que lhe atribui uma grande responsabilidade civil e social.

1. O que significa qualidade "total"?

O adjetivo "total" representa uma filosofia administrativa direcionada para o alcance da qualidade com foco nas necessidades do cliente ao menor custo possível, na melhoria contínua dos processos utilizados pela organização e o comprometimento de "toda" a equipe profissional no desenvolvimento do seu trabalho, dentro de um objetivo comum.

2. Os custos da qualidade

Um programa de qualidade a ser desenvolvido na organização contábil evidentemente exige investimento. Entretanto, não deve este investimento ser transferido para o preço dos serviços prestados. Necessário se faz rever os "custos da qualidade".

Segundo Ana Lúcia Meira da Veiga Galvão (2004, p. 11), existem os "custos evitáveis" e os "custos inevitáveis". Assim, nos dizeres da referida autora:

"Custos evitáveis são aqueles decorrentes na verdade da não qualidade e que podem ser eliminados. São os custos relativos aos desperdícios que ocorrem diariamente na empresa em função da má-qualidade. Basicamente os desperdícios podem ser divididos em duas categorias: os retrabalhos e as perdas.

Os custos inevitáveis representam os investimentos que precisam ser feitos para garantir a qualidade e envolvem desde treinamento aos colaboradores até melhorias de processos e compra de equipamentos." (grifos da ( continua ... )

Clique e Leia a íntegra deste documento.


Assine aqui Acesso gratuito por 7 dias


Busca Avançada
Área:
  • Todas
  • Federal
  • Trab/Prev

Ajuda: como pesquiso frases ou expressões?