x
x
x
Controle de inventário periódico - Roteiro de Procedimentos

Roteiro - Federal/Contábil - 2009/4177

Sumário

Introdução

Lançamentos contábeis

Introdução

O controle de estoque possui uma importância significativa para as empresas, cabendo observar que a sua mensuração afeta diretamente a elaboração do Balanço Patrimonial e da Demontração de Resultado Econômico, devendo abranger, como regra geral, tanto as mercadorias e os produtos de propriedade da empresa, em seu poder ou em poder de terceiros, quanto as mercadorias e os produtos de propriedade de terceiros que estejam sob a custódia da empresa.

As empresas podem adotar dois sistemas para o controle de estoque: o inventário periódico ou o inventário permanente, sendo o primeiro o sistema mais comum naquelas de pequeno porte (artigo 289 do RIR/99).

O inventário periódico é o sistema em que há o controle de estoque pela averiguação da contagem física de seus itens, ou seja, NÃO é efetuado o controle contínuo das movimentações de entrada e saída de mercadorias ou de produtos, bem como de seu saldo final.

O Custo das Mercadorias Vendidas (CMV) ou o Custo dos Produtos Vendidos (CPV) é apurado pela seguinte fórmula:

CMV ou CPV = Estoque Inicial (EI) + Compras (C) - Estoque Final (EF)

Da fórmula acima se pode deduzir o Resultado com Mercadorias (RCM), que para fins gerenciais correspondente ao "lucro" ou "prejuízo" auferido nessas operações, no período, conforme a seguinte expressão:

RCM = Vendas (V) - CMV ou CPV

Lançamentos contábeis

As operações mercantis, pelo sistema de inventário periódico, devem ser contabilizadas abrindo-se uma conta para cada elemento integrante das fórmulas de apuração do CMV ou CPV e do RCM, ou seja, para as compras, para as vendas, para as mercadorias existentes em estoque, para o CMV ou o CPV e para o RCM, conforme exemplificado ( continua ... )

Clique e Leia a íntegra deste documento.


Assine aqui Acesso gratuito por 7 dias


Busca Avançada
Área:
  • Todas
  • Federal
  • Trab/Prev

Ajuda: como pesquiso frases ou expressões?