x
x
x
Controle de inventário permanente - Roteiro de Procedimentos

Roteiro - Federal/Contábil - 2009/2192

Sumário

Introdução

I. Ficha de Controle de Estoque

II. Lançamentos Contábeis

Introdução

O fluxo de entradas e saídas de mercadorias e produtos, no estoque das empresas comerciais e industriais, deve ser adequadamente controlado para a apuração de seu custo, o que é de interesse tanto da administração, para efeitos gerenciais, quanto do fisco, para efeitos de arrecadação tributária.

As empresas podem adotar dois sistemas para o controle de estoque: o inventário periódico ou o inventário permanente (artigo 289 do RIR/99) , sendo este último o mais adequado para aquelas de médio ou grande porte.

 
Para saber mais sobre o controle de inventário periódico, consulte o Roteiro - Federal "Controle de inventário periódico - Roteiro de Procedimentos".

O inventário permanente é o sistema em que há o controle de estoque de forma contínua, sendo efetuada a baixa das mercadorias ou dos produtos industrializados em cada operação de venda, pelo Custo das Mercadorias Vendidas (CVM) ou Custo dos Produtos Vendidos (CPV), através de programas próprios ou fichas de controle específicas, apresentando o seu saldo final, independentemente da averiguação pela contagem física de seus itens.

Para efeito de avaliação, os itens em estoque devem ser "contados" em determinado período do exercício (no final do ano ou de cada trimestre, por exemplo), mas diariamente ou a cada operação, se assim necessitar a gerência da empresa, sendo possível se ter a informação de seu saldo inicial, sua movimentação de entrada e de saída e seu saldo final, pelo sistema de controle pelo inventário permanente, sem precisar recorrer ao levantamento ( continua ... )

Clique e Leia a íntegra deste documento.


Assine aqui Acesso gratuito por 7 dias


Busca Avançada
Área:
  • Todas
  • Federal
  • Trab/Prev

Ajuda: como pesquiso frases ou expressões?